Translate

Google+ Badge

quinta-feira, 26 de março de 2015

O que uma criança de 4 anos precisa saber?

Oi pessoal!

Antes de trazer os conteúdos para o blog, faço pesquisas e busco assuntos que vivencio diariamente, questionamos diversos assuntos com o grupo docente e um tema que indagamos foi o que é necessário uma criança de 4 anos saber? O blog “Up to lisbon kids” abordou esse assunto e mostrou o que de fato é importante uma criança de 4 anos saber. Acompanhe o post e veja.

O blog mencionado relatou uma situação bem comum, onde em uma confraternização na escola do dia das mães, essas reuniões é um encontro de famílias, veja a conversa:

“A minha filha de 4 anos sabe o alfabeto completo, soletra 10 palavras, e sabe fazer contagem decrescente desde o 100. Anda de bicicleta, monociclo e faz surf. Mas claro, o surf é só nos dias que não vai para o Ballet, porque a dança é mesmo a sua paixão desde os 2 anos… E a sua filha, o que é que faz?”
“A minha filha brinca!”
O que podemos constatar nessa conversa? Qual criança aproveita realmente sua infância?
Os pais geralmente ocupam o dia de seus filhos com muitas tarefas, com o propósito de se tornarem adultos de sucesso, afinal dessa forma irão possuir diversas habilidades e competências. Não é bem assim, onde fica o tempo para brincar?
Claro que é importante estimular a criança a prática de exercício físico, a fazer atividades diferencias e paralelas da escola, porém ela precisa realmente gostar de realizar a tarefa que é sugerida pelos pais, não deve ser algo obrigatório, mas um prazer. Outro ponto importante é a relação dos pais com a tarefa proposta, ao sugerir que faça por exemplo inglês é importante os pais terem uma participação ativa, assim além de aprender algo a criança terá uma relação com a família que irá proporcionar melhor aprendizado e desenvolvimento.
Essas tarefas não podem ocupar o dia inteiro da criança, ela precisa relaxar e brincar, afinal não queremos que se torne um adulto estressado com excesso de atividades. Muitas vezes reclamamos da nossa vida monótona e rotineira e tornamos a vida das crianças da mesma forma.
O site apresentou uma lista do que as crianças e pais precisam saber, segue abaixo:
Uma criança de 4 anos deve saber que:

o    É amada total e incondicionalmente, todo o tempo.
o    Está segura. Deve saber regras de segurança para se manter segura em público, com outras pessoas, e em situações diferentes. Deve saber que não tem de fazer coisas que não quer ou que com as quais não se sente bem, independentemente de quem lhe peça para o fazer. (Devemos mostrar a importância de realizar a atividade)
o    Deve saber rir com vontade e ser criativa. Deve saber que o céu pode ser pintado de cor de laranja se quiser, e que pode desenhar gatos de 6 pernas. Deve saber usar a imaginação.
o    Deve saber do que gosta, quais são os seus interesses e deve poder descobri-los e desenvolvê-los. Se não se interessa por números, os pais devem perceber que vai aprende-los sem querer, vai acabar por tropeçar neles e mergulhar nesse novo mundo deixando para trás os dinossauros, as bonecas ou as sopas de lama.
o    Deve saber que o mundo é mágico e ela também. Deve saber que é maravilhosa, brilhante, criativa, compassiva e única. Deve saber que é tão importante fazer colares de flores, castelos na areia, e casas de fadas como praticar a fonética.

Os pais precisam de saber que:

o    Cada criança aprende a andar, falar, ler e fazer contas no seu próprio ritmo e isso não terá qualquer influência sobre a forma como ele vai andar, falar, ler ou fazer contas.
o    Os livros devem fazer parte da rotina familiar. Não são livros de atividades, não são infantis da moda, não são brinquedos com luzes ou computadores, mas sim a mãe ou o pai (ou os dois) a passarem tempo com os filhos e ler-lhes uma história.
o    Que o melhor aluno da turma nem sempre é o mais feliz. Não há nada que relacione o bom desempenho escolar nestas idades com a felicidade de cada criança. Às vezes estamos tão envolvidos a tentar criar vantagens na educação dos nossos filhos que acabamos por sobrecarrega-los com atividades, tornando o seu dia a dia tão estressante e preenchido como o nosso. Uma das maiores vantagens que podemos dar aos nossos filhos é uma infância simples e despreocupada.
o    Que os nossos filhos merecem crescer rodeados de livros, natureza, fontes da arte e ter a liberdade para explorá-las. A maioria de nós poderia livrar-se de 90% dos brinquedos dos nossos filhos que não faria qualquer diferença, mas há algumas coisas que são importantes: brinquedos construtivos, como legos e blocos, brinquedos criativos, como todos os tipos de materiais de arte, instrumentos musicais, vestir roupas e disfarces e livros , livros , livros. 
o    Que os nossos filhos precisam mais de nós. Mais do nosso tempo. As revistas para pais recomendam que consigamos dedicar 10 minutos diários a cada filho e que as famílias devem organizar pelo menos um sábado de atividade conjuntas. Isso não é o suficiente! Os nossos filhos não precisam dos computadores, das atividades extraescolares, das aulas de balé ou do futebol como precisam de nós.
o    Precisam de pais que se sentem e conversem com eles sobre como foi o dia, de mães que façam trabalhos manuais com eles. Precisam de pais que leiam histórias com eles e façam diferentes vozes para os personagens, só porque é mais divertido.
o    Precisam de pais que passeiem com eles e não se importem de fazer o trajeto a velocidade caracol, e se necessário uma parte ao colo. 
o    Precisam de pais que tenham tempo para os deixar ajudar a fazer o jantar, ainda que muitas vezes só atrapalhem.
o    Precisam de saber que são uma prioridade para nós. Que estão à frente de tudo, e que nós, pais, gostamos realmente de passar tempo com eles.

Devemos fazer uma reflexão das nossas atitudes diante das crianças, por que não queremos formar adultos frustrados. Se tornar uma pessoa bem sucedida é uma consequência de suas próprias escolhas, se ele quiser fazer futebol e ela balé é uma escola e não uma obrigação. Brincar é bom e faz parte da infância, não tire isso dos seus filhos, pelo contrário, curta essa fase com eles.
http://uptolisbonkids.com/2014/05/10/o-que-deve-saber-uma-crianca-de-4-anos/
Espero que gostem.

Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário