Oi pessoal!
Como prometido esse post será apenas de sugestões de como trabalhar ortografia de forma prática. Vamos usar atividades impressas como um
complemento, é bom variar para não ficar exaustivo para os alunos. Segue uma
lista de atividades para ser feito nas series inicias.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Técnicas para reforçar a ortografia.
1- Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha uma palavra que tenha o menor
número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e
pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras
possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo
encontrado.
Obs.: Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual,
ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo-
banco- copa- ano- reco- rapé- ópera- amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não-
rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor- pera- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau-
cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra:
Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos
apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos-
bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva:
O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada
pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma
girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira
sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
Pedal – Rato: Pera
Figura – Tapete: Fita
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando
dificuldades crescentes.
5- Invente e conte:
Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem
ambientes e personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa
oral em que a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da
gravura. Chamar a atenção dos alunos para a sequência lógica dos fatos
narrados.
6- Brincando de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões,
cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar
entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras
palavras que rimem com as que já possuem.
7- De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos
humanos (Sugestão: Música: Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel,
caneta.
Ler o texto, ouvir e cantar a música.
O professor convida os alunos a analisarem seu coração,
dizendo-lhes:
• Abra seu coração.
• O que você vê dentro dele?
• O que sente?
• O que lhe incomoda?
• O que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de
falar se tivesse voz.
O trabalho pode ser ilustrado.
8- Contando histórias:
Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões:
Chapeuzinho Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo).
Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer
contar um conto de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir
que os alunos continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas,
atualizando-as. Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente,
introduzindo-se elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova
história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme
eletrônico e um visor detectava a aproximação do lobo”.
“Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um
helicóptero de resgate da polícia para capturá-lo”.
9- Viagem ao espaço infinito da imaginação.
Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e
colocar no fundo musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre
o papel e, de olhos fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o
papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de
desenhar e abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios,
os alunos vão criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta
também. Assim, como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu
planeta. Os alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Será
feito um sorteio, em uma caixa deve conter as consoantes e na outra vogais,
cada criança poderá tirar 2 letras de cada caixa e assim formar o nome do seu
planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico.
Tendo em vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco
características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
- A origem do novo planeta;
- O papel que desempenha no mundo;
- Seu relacionamento com os astros a sua volta;
- A mensagem que gostaria de transmitir.
10- Jogo das cores.
Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de
papel para colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas
respostas deverão ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade,
da paz, da sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência?
Justifique sua resposta.
O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor
que, em sua opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul
Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno
escreverá outras palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice
Orgulho
Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida.
O professor poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim
um arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um
livro de “criação coletiva”.
Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar
ortografia de forma agradável e satisfatória para os alunos. Basta portanto,
usar da criatividade e da vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.
Espero que o post contribua de alguma forma.
Beijinhos*
Nenhum comentário:
Postar um comentário