Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

Adeus às fraldas!

Oi pessoal!


Vamos falar de um assunto que muitos pais e também de alguns profissionais têm dúvida, como tirar a fralda da criança de forma natural e positiva? Venha conferir o post e veja o que fazer.

Esse momento da retirada das fraldas é muito importante tanto para a criança quanto para os pais, pois é um processo onde pode ocorrer naturalmente ou frustrador. Para que aconteça de forma saudável, é importante seguir alguns fatores e um deles é a parceria entre escola e família.

Existe uma idade certa para a retirada da fralda?

Não. O momento ideal para a retirada varia de acordo com o ritmo de desenvolvimento e maturidade de cada criança e também da sociedade que está inserida.

Você sabia?

Alguns países como China e Quênia o treino para o uso do banheiro começa antes do primeiro ano e vida, um dos motivos é por questões socioeconômicas.


Devemos respeitar a maturidade física e emocional da criança, desta forma facilitará o processo de retirada das fraldas.  Se antecipar ou adiar, pode gerar alguns problemas como insegurança, pouca autoestima, prisão de ventre, ansiedade e entre outros.

Quando a criança já tem a percepção de controlar as fezes e a urina, apresentando incomodo com a fralda, pode ser um bom momento para iniciar a retirada das fraldas. Porém deve ser de forma natural e nunca agressiva com a criança, pois mesmo que consiga pedir para ir ao banheiro é natural que algumas vezes escape e faça na roupa, nunca brigue para não frustrar a criança.

O diálogo entre família e escola é fundamental, pois ambas devem agir da mesma forma, para não deixar a criança confusa. Quando se retira a fralda não deve voltar a usar, a criança pode regredir e isso acaba atrapalhando em seu desenvolvimento. No início dormir de fralda é até permitido, quando iniciar a retirada antes de dormir deve leva-la ao banheiro e comunicar que estará sem fralda e assim que acordar irá ao banheiro.

Dicas:

1.       Converse com a criança antes de iniciar o trabalho de retirada das fraldas;

2.       Dê preferência da retirada no verão, por usar menos roupas.

3.       Evite iniciar o trabalho da retirada se a criança estiver passando por mudanças, como nascimento de um irmão, separação dos pais, mudança de casa, perdas importantes, etc.

4.       Mantenha uma rotina diária com a criança

5.       Tenha muita paciência com as escapadas de xixi e cocô, faz parte do aprendizado da criança.

6.       Evite comparações com outras crianças.

7.       Permita que a criança escolha entre o vaso e o penico.

8.       Em caso de uso de penico, deve mantê-lo no banheiro.

9.       Mostre o processo completo: como se sentar, limpar, dar a descarga e lavar as mãos.

10.   Incentive a criança a visar sempre que sentir vontade de usar o banheiro, nunca a segurar duas necessidades.

11.   Nunca brigue ou exponha as dificuldades da criança em deixar as fraldas.

12.   Comemore sempre que a criança conseguir fazer xixi e cocô no lugar adequado.

Estimule a criança
Contar histórias relacionadas a retirada das fraldas é de suma importância.

Sugestões:

Resultado de imagem para hora do penicoResultado de imagem para hora do penicoResultado de imagem para adeus a fralda


Espero que tenham gostado do post. 
Beijinhos*

Um comentário: