Translate

domingo, 1 de março de 2015

O que fazer com as mordidas na escola?

Olá pessoal!

Resultado de imagem para mordidas na escolaO que fazer com as crianças que mordem? E por que mordem? Essa situação de certa forma é comum na educação infantil com crianças a partir de 1 ano, mas nós como professores temos que intervir de forma certa, para que não ocorra novamente e que a criança não fique frustrada com a situação. Veja o que fazer.

Por que mordem?

A mordida não é uma reação apenas raiva é uma forma de se comunicar e expressar algum tipo de sentimento, nessa fase ainda não dominam a linguagem, então a forma de interagir e se comunicar com os outros é de forma física, como morder, bater, bater, puxar o cabelo.

Como evitar as mordidas?

A maioria das mordidas são geradas por disputas de objetos e espaços, portanto é importante que o ambiente onde as crianças brincam seja amplo e com uma variedade de brinquedos, desta forma possibilita as crianças a escolherem outros objetos. É importante que o professor esteja sempre por perto para que observe as ações e em caso de alguma disputa faça a intervenção.
Crianças entediadas, cansadas, com fome e irritadas tendem a ficar agressivas. Portanto tente ocupar o tempo das crianças com atividades prazerosas e organize os horários para que a criança tenha uma rotina e assim se acostume com o planejamento da professora.

Como a criança aprende a morder?

Bom existe controvérsias, vou colocar duas hipóteses e vocês tirem suas conclusões.

1.        Segundo Sigmund Freud, a criança passa por estágios do desenvolvimento e um desses é a oral, onde a criança descobre através da boca. Tudo que encontra coloca na boca e quando há mordida é um sinal de estresse. Ele afirma que nesse estágio do desenvolvimento a criança ainda é egocêntrica, ou seja, acredita que o mundo funciona e existe por sua causa. Portanto presenta essa reação para ter o que deseja.

2.       Alguns especialistas falam que as crianças não nascem sabendo dar mordidas, são ensinadas através de outras crianças e por adultos. Uma situação comum é ouvir um adulto dizer “Vou morder você, vou apertar sua bochecha”, ao ouvir isso a criança internaliza uma forma de se expressar e passa a agir dessa assim.

O que fazer quando acontecer uma mordida?

Primeiramente deve-se cuidar da criança que sofreu a mordida, acolher e ajudar caso haja uma ferida. É importante chamar a criança que mordeu para ajudar a cuidar do machucado e assim irá conhecer as consequências dos seus atos.  Não brigue com a criança, mas converse de forma firme que não é bom morder por que causa dor.

O professor deve observar se está ocorrendo com frequência e investigar as causas, nunca rotule seu aluno como o “mordedor do grupo”. Deve ajuda-lo para mudar esse comportamento.
É importante mostrar para a criança que ela pode expressar seu sentimento de outra forma.

Como explicar para os pais?

Os pais precisam saber do ocorrido, ao avisar aos pais de quem sofreu a mordida, não revele o nome do colega que machucou, mas explique as providencias que foram tomadas. No caso de quem mordeu, os pais devem ser comunicados se o comportamento se tomar algo frequente.

A reação do professor pode trazer várias consequências no comportamento da criança, devemos nos policiar para não apresentar irritabilidade e estresse, mas firmeza e postura para que a criança não se frustre, mas compreenda que o ato foi errado.

Devemos ser exemplos, tudo que falamos e fazemos para as crianças podem ser usadas contra nós. Pense nisso.

Espero que tenham gostado do post.

Beijinho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário