Translate

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Qual é o papel dos pais na educação?

Oi pessoal!
Muitos questionam o desenvolvimento da criança, se não está aprendendo é culpa dos pais, dos professores ou do próprio aluno, será? Culpamos terceiros em um fato que não há culpados. O desenvolvimento de cada criança é diferente, depende dos estímulos e influências.

A educação não está somente na escola, o conhecimento começa a partir do momento que existe interação com essa criança, ou seja, o primeiro contato que ela tem, que são com os pais. O educar é muito amplo e para entender melhor qual o papel dos pais na educação, fiz um post explicando direitinho, acompanhe!

O que é educação?

Existem diversos significados para palavra educação. Entre eles, falar de hábitos e valores de uma determinada sociedade, agir conforme um grupo social, entre outras. Além de ser algo da vida em sociedade, a educação também compreende o aprendizado das experiências individuais.
A educação pode ser compreendida como o desenvolvimento intelectual, físico ou moral dos indivíduos com vistas à adaptação e à socialização. Para alguns autores, a educação pode ser dividida em: Educação Formal e Educação Não Formal. A primeira refere-se ao aprendizado escolar, de fato obrigatório. Já a segunda é mais flexível é busca trabalhar conteúdos que sejam necessários para a vida social. Nos dias atuais, é difícil comparar as forças desses dois tipos de educação que, muitas vezes, agem em direções opostas: uma para formar e a outra para informar.

O que é educar?

Nos sentidos da palavra educação que discutimos, educar pode compreender tanto o processo de transmissão de conhecimentos, hábitos e valores, como também criar condições para que a criança experiente o mundo. Educar é acompanhar e influenciar, de alguma forma, o desenvolvimento da aprendizagem, das capacidades físicas e intelectuais.

Os pais são educadores?

A atuação familiar na vida da criança é sim educativa. O comportamento dos pais pode influenciar fortemente no desenvolvimento e no comportamento dos filhos, tanto por caráter positivo ou negativo. Por tanto deve-se pensar antes de agir, pois as consequências podem ser construtivas ou destrutivas. Assim os pais são mediadores na educação, pois a partir deles a criança desenvolve responsabilidades e adquire valores e conhecimentos para uma vida social saudável.

Pensando nisso...

Existem situações que a criança apresenta indisciplina na escola, quando o professor faz a intervenção, a criança responde “minha mãe deixa!”, assim o professor fica sem chão, não é?! Essas atitudes vêm da educação e criação oferecida a ela. Mas temos como evitar, mostrando que não devemos agir dessa forma, apresentando as consequências que a ação pode ocasionar.

Qual é o papel dos pais na educação?

Muitos pais evitam falar de certos assuntos com seus filhos, achando que omitir será melhor do conhecer e não está preparado para saber. Está errado! Os pais devem ter por conhecimento que tudo que é falado ao seu filho será uma forma de permitir que ele confie e o conte tudo. Por exemplo quando o assunto é sexualidade, muitos pais têm medo de responder, porém um dia eles encontrarão a resposta, assim é melhor que a família seja os primeiros a ter essa conversa. Os pais precisam ter diálogo com seus filhos, desta forma estabelece uma boa relação, para que haja entrosamento e a oportunidade de discussão entre eles, ou seja a criança começa a confiar nos pais e torna-se recíproco.

Existe uma necessidade das crianças que seus pais participem da vida escolar, muitas vezes ao chegar da escola, começam a falar tudo que aprenderam, é importante os pais ouvirem e participar de forma ativa, valorizando o conhecimento adquirido e oferecer apoio para que possa aprender mais. Essa ação dos pais faz toda diferença no comportamento dos filhos.

Portanto o papel dos pais na educação é emocional, pois são a base para o desenvolvimento da criança, a partir dos pais as crianças aprendem princípios e valores que são carregados para toda vida. Uma criança que possui uma família participativa que influência nos conhecimentos adquiridos, terá mais prazer pelo saber.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário