Translate

Google+ Badge

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Como trabalhar a identidade na educação infantil?

Olá pessoal!

A ideia de trabalhar contextos significativos, é mostrar para o aluno a importância que a escola irá proporcionar para sua vida. Por falta de conhecimento e para atrair a criança a ir para a escola, pais passam a ideia de que a criança vai ganhar lanche e conhecer outras crianças, de fato não está mentindo, porém esquece o verdadeiro valor da escola, que é o desenvolvimento integral da criança.
Um dos temas importantes da educação infantil e a identidade, onde a criança passa a se conhecer e se desenvolver em todos os aspectos. O post irá dar sugestões de atividades para trabalhar com crianças da educação infantil, porém pode ser adaptado para trabalhar com os maiores.

Projeto

1.       Inicie os trabalhos com uma caixa surpresa, onde dentro deve conter placas com nomes dos alunos. Dê dicas para que tentem descobrir o que tem dentro e ao final peça para que cada um procure seu nome e mostre para os amigos.

2.       Faça um desenho de uma criança e cole no mural. Com plaquinhas com o nome das partes do corpo peça para que identifique e colem ao lado da figura correspondente.

3.       Meça cada aluno e exponha na sala. Por meio dessa atividade questione os alunos quem é mais alto e o mais baixo ou quem tem a mesma altura. Assim estará trabalhando conceitos matemáticos.

4.       A chamada com as plaquinhas é uma ótima forma de aprendizagem. Primeiro os alunos se identificando com os próprios nomes. Segundo, pode trabalhar conceitos de quantidades, quantos meninos e meninas têm na sala e quantas crianças tem no total.

5.       Cole fotos dos rostos na lousa ou em um mural, onde eles possam completar desenhando o corpo. Essa é uma forma lúdica e criativa de trabalhar a identidade.

6.       Com as plaquinhas do nome, peça para as crianças que peguem um nome diferente e entregue para o escolhido.

7.       Com a ajuda do alfabeto móvel o professor pode fazer um jogo de quem consegue formar o nome primeiro, todos ganham ao finalizar.

8.       A partir de um sorteio é determinado o ajudante do dia, assim criam responsabilidades e autonomia para ajudar nas atividades do dia-a-dia. Deverá ter um painel com nomes de todos os alunos e cada dia que um for ajudante, marca no painel. Pode ser visualizado semanalmente ou mensalmente para contarem quantas vezes foram ajudantes.

9.       Faça dois bonecos, um menino e uma menina. Abaixo peça para colocarem as plaquinhas com seus nomes de acordo com a figura correspondente, a professora pode fazer desafios mudando para tentarem achar o erro.

10.   Simule um rio e faça plaquinhas no formato de peixes, ao som da música “se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava...” diga o nome de uma criança e ela deverá achar sua plaquinha.

11.   Com as mesmas plaquinhas dos nomes, peça para que cada criança escolha uma e ao ler o nome do amigo deverá dar um abraço nele.

12.   Faça um mural da família com fotos. É importante para o desenvolvimento da criança estabelecer relação entre escola e família.

13.   Trabalhar simetria. Pegue a foto de rosto de cada criança e recorte ao meio, cole em uma folha e peça para que completem o outro lado.

14.   Tire foto somente dos olhos de cada criança cole em um mural e peça a elas que procurem seus olhos e colem seus nomes. Pode ser feito com outras partes do corpo.

15.   A caixa surpresa, a criança leva para casa e traz algo significante para a escola (a escolha deve ser feita junto com os pais), onde deverá mostrar para os amigos.

16.   Cole as plaquinhas com nomes nas costas de cada aluno. Depois as crianças devem procurar uma nas outras os nomes.

17.   Caça os nomes, a professora deverá esconder as plaquinhas dos nomes dos alunos e eles deverão achar, caso encontre de outro colega deverá entregar para ele.

18.   Pintura com as mãos e os pés, após procurar quais são os seus.

*As atividades não estão em sequência, o desenvolvimento delas é de acordo com a necessidade de seus alunos.

Dicas:

* Usar as plaquinhas para identificar lugares, como os que vão se sentar e roupas que vão usar é uma forma de reconhecer seus nomes e seus pertences.

* Deve ter um mural exposto com o nome dos alunos para que identifiquem.

* Leitura de livros como: 




As atividades descritas no post de hoje é uma forma lúdica de se trabalhar a identidade. Proporciona ao aluno aprendizagem de forma prazerosa e dinâmica. O professor precisa conhecer quais dificuldades dos seus alunos e propor desafios para que assim se desenvolvam, a comodidade não traz aprendizado. A participação da criança na atividade é essencial, onde professor deve ter um olhar individualizado para cada aluno. Assim facilitará também no registro de avaliação.

Espero que tenham gostado, caso de dúvidas deixem nos comentários.


Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário