Translate

sábado, 21 de fevereiro de 2015

O valor do faz de conta

Oi gente!

Aqui no blog cito bastante a importância do brincar para o desenvolvimento da criança. As brincadeiras sociais também conhecidas como faz de conta ou jogos simbólicos fazem parte da aprendizagem especialmente na educação infantil, pois influenciam no desenvolvimento global da criança e transitem regras culturais aos pequenos. Veja neste post como planejá-las e conduzi-las com sua turminha.

Faz de conta...

O faz de conta ou jogo simbólico se caracteriza na substituição de objetos ou pessoas para simbolizar algo. Por exemplo uma boneca que representa uma filha, uma caixa faz o papel de um carro e entre outros.

Por que brincar?

O brincar não é algo insignificante com muitos acham e de fato essencial para o desenvolvimento. O faz de conta permite a criança a expressar seus desejos e frustações. As interações vividas na brincadeira evidenciam características das relações vividas no cotidiano dos pequenos, muitas vezes reproduzem ações dos adultos que os cercam.

Exemplos: Quem nunca viu o menino tendo atitudes do pai, tentando consertar algo. Ou a menina cantando para boneca dormir, assim como a mãe faz com ela.

Atividades para serem desenvolvidas de acordo com a faixa etária.

Jogo dos papéis sociais

A partir de 1 ano

  1.       Organize espaço configurando o cenário com ambientes conhecidos pelas crianças, por exemplo, um salão de cabelereiro, uma cozinha, um hospital...
  2.       Disponha materiais para que favoreça a ação com o cenário.

*faça vários cantinhos e perita que eles possam escolher onde desejam brincar

4 anos

  1.       Separe um espaço e organize um ambiente familiar à criança;
  2.       Busque materiais que faça parte desse ambiente;
  3.       Sugira que as crianças tragam objetos para compor o ambiente;
  4.       Pode ser uma cozinha, com utensílios, fogão, geladeira, pia, panelas... E um quarto com roupas diferentes, sapatos, espelho...
  5.       Deixe as crianças brincarem e observe as ações e conflitos que possam surgir e interfira sempre fazendo pensar sobre a ação.

5 anos

  1.       Escolha com o grupo um tema para brincarem;
  2.       Monte o cenário com objetos recicláveis, onde eles irão participar com a criação e organização do espaço;
  3.       Após irão nomear os objetos, por exemplo se construíram um carro para fazer o lava-rápido terão que identificar escrevendo.

6 anos

  1.       Organize um espaço com a turma;
  2.       Sugira que convide as crianças menores para brincar com eles.

Dúvidas

Qual o papel do professor na brincadeira?

O professor é o organizador do espaço. A atividade não pode ser livre e desorganizada, como toda atividade é necessário esclarecer o procedimento desejado e esperado a partir da brincadeira.  Deve ser explicado que é preciso dividir os brinquedos com os colegas, organizar o ambiente após a brincadeira mantendo em ordem e conservado. A criança precisa ver a semelhança do ambiente com sua casa.

O que é importante ensinar?

Um dos principais objetivos do faz de conta é justamente transmitir valores morais positivos para as crianças. O conhecimento social proporciona a interação com o outro, onde a criança aprende conceitos, regras e comportamentos e com a intervenção do professor direcionando ela aprende a se colocar em determinada situação.

Quais comportamentos podem ser trabalhados no faz de conta?

Apresentam comportamentos como humanismo, individualismo, autoritarismo, autoestima, timidez, solidariedade, insegurança e entre outros. O professor deve ficar bem atento em determinadas situações para fazer sua intervenção, caso seja necessário.
Quais efeitos espera-se que a brincadeira tenha sobre a criança?
Agir de forma coletiva;
Elaborar relações afetivas;
Aprender a lidar em diferentes situações;
Desenvolver um caráter de respeito com o próximo.

Toda atividade mencionada no post pode ser modificada e adaptada para seus alunos. É necessário que o professor compreenda a necessidade do brincar e observe as ações desenvolvidas pelas crianças, desta forma conseguirá fazer as intervenções.

Espero que tenham gostado.


Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário