Translate

terça-feira, 7 de abril de 2015

Professor tenha mais organização e menos estresse!

Acordar às seis da manhã, se arrumar correndo e nem sempre ter tempo para tomar um café da manhã, enfrentar o trânsito ou pegar um ônibus lotado. Ao chegar na escola, enfrentar uma jornada de trabalho com crianças e jovens conversando, gritando, desobedecendo, indisciplinados, reclamações de pais, frustrações.
Ouvir a coordenação solicitando cadernos de planejamentos, correções de provas, vistos nos cadernos dos alunos, notas, diários de classe, enfim, todas as necessidades burocráticas que estão estabelecidas dentro das instituições. Essa é a rotina do professor.
Essa correria gera um estresse muito grande e ainda precisam levar trabalhos para fora da escola, pois não sobra tempo para planejar, corrigir cadernos e provas, preencher diários ou testar os recursos didáticos.

Vida de professor não é nada fácil, muitos reclamam e não faz jus à sua importância, lecionando de qualquer forma. Não temos um salário digno, não somos reconhecidos, somos criticados mesmo estando certos, entre outras situações, porém se escolhemos essa profissão foi por amor, em ver o desenvolvimento do outro e saber que fez parte disso.

O post de hoje irá ajudar a se organizar e diminuir esse estresse, pois um profissional organizado consegue lidar melhor com os problemas e sofrer menos frustações. Acompanhe!

Ter um jeito próprio de se organizar 

Não existe certo ou errado quando se fala em rotina profissional. Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um caderno tradicional ou um arquivo de computador. Escolha a melhor forma e seja disciplinado a ela.

Planejar com antecedência 

Separar o material didático previsto para ser usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido. Orientar as auxiliares das atividades que serão realizadas.

Reservar espaço e tempo para estudar 

Manter-se atualizado, tanto em relação aos conteúdos quanto à prática de sala de aula, isso é fundamental. O estudo é fundamental para um bom desenvolvimento do profissional. Dedique-se!

Organizar o espaço 

As atividades previstas para o dia serão desenvolvidas individualmente ou em grupos? Prever a melhor maneira de ambientar a sala de aula é o primeiro passo. Organize o espaço com antecedência para não perder tempo com os alunos. Quanto mais tempo você tiver para a realização da atividade, mas produtiva será.

Compartilhar o planejamento 

Contar aos alunos o que será feito ao longo do dia é importante, pois não gera euforia para a realização da tarefa e também podem participar da elaboração das atividades.


Atividades extras 

Nem tudo sai conforme o previsto, certo? Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam tudo antes dos outros, mas não podem ser deixados de lado. 

Antecipar a aula

Encerrar o dia informando o que será realizado no dia seguinte é uma ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e permite que os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no processo educativo. 

Trocar ideias

Reuniões com os colegas, a coordenação pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e encaminhar as questões mais relevantes.

O estresse não é gerado pelas crianças, não culpe elas pela sua falta de organização. Você deve rever seus conceitos e mudar hábitos que atrapalha sua rotina. Cuide de você estabeleça horários pra todas as tarefas, tanto em sala de aula quanto em sua vida pessoal.

Espero que esse post tenha ajudado.

Beijinho*

Nenhum comentário:

Postar um comentário