Translate

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Como ser confiante?

Oi gente!

Hoje quero abordar um assunto que de fato faz toda diferença na vida do ser humano, a confiança. Muitas pessoas sofrem com a dificuldade de confiar em si, das coisas que é capaz e nos outros. O post apresentará formas para obter a autoconfiança, acompanhe.

A autoconfiança é muito importante na formação da nossa identidade. A confiança pode ser considerada uma competência extremamente importante na vida de cada um de nós. Sem um sentimento de autoconfiança em si ou sem ter confiança nas suas habilidades e capacidades, certamente sente-se incapaz de realizar aquilo que deseja. Num estado de dúvida e incerteza nas suas capacidades a vida torna-se mais difícil, os comportamentos e atitudes são inevitavelmente afetados negativamente. As dúvidas, os receios e medos passam a comandar a vida, e os pensamentos negativos passam a ser constante. A estrutura mental cria uma forma negativa de processar a informação, os estímulos, situações e desafios na vida são visto de forma pessimista.

Ninguém é cem por cento confiante, sempre tem algo que fazemos que temos dúvidas se vamos conseguir ou não, depende da situação. Mas devemos buscar ser e uma forma de perceber se somos confiantes é estabelecer um grau de 0-10, questionando os pontos da situação que o faz ser ou não confiante.

Por exemplo: Irei fazer uma prova, estou confiante ou não que tirarei uma boa nota, de 0 a 10 quanto estou confiante?

Essa questão nos faz refletir, se realmente estamos preparados para a tal prova, por tanto se estudei irei tirar uma boa nota, ao contrário a nota não será tão boa assim.

Esse exemplo nos dá partida do primeiro ponto que queremos focar. Só estaremos confiantes de algo quando nos preparamos para realizar aquilo. Desta forma a confiança depende da nossa ação mediante ao um problema.

A autoconfiança também pode ser abalada por outras questões como problemas pessoais que acabam influenciando nas decisões a serem tomadas, onde podem causar frustações que impede a pessoa a ser confiante, como a timidez e a autoestima. Essas características acabam ocasionando medo de falar em público, fobia social, ansiedade generalizada entre outros problemas.
Quero listar alguns pontos importantes para obter a autoconfiança.

Sinta-se bem com você

Faça tudo que te faça feliz, sinta-se bem com seu corpo, afinal seu corpo é seu templo. Cuide por você e não para os outros, o objetivo não é agradar as pessoas, mas se agradar. Faça atividades que sinta prazer, caminhada, andar de bicicleta, academia, natação...faça um esporte, é importante para sua saúde atividade física libera hormônios que são importantes e nos dão prazer, desta forma ficaremos mais felizes.

Saia da sua zona de conforto

Procure fazer coisas diferentes que habitualmente você não faz. As vezes ficamos acomodados com situações que nos permitam ficar em uma vida estável, isso não é bom. Devemos nos colocar desafios, procurar meios para conhecer coisas novas. Enfrente os medos, não devemos ter receio de algo que não sabemos se irá dar certo ou não, para ser confiante precisamos nos arriscar.

Vá com calma

A ansiedade proporciona desequilíbrio emocional, causando um descontrole do próprio corpo, assim muitas vezes ficamos inseguros e tenso, apresentamos negatividade e a situação realmente não dá certo. Fique calmo e coloque isso na sua mente, é importante interiorizar para obter o autocontrole.
*Já perceberam quando pensamos positivamente acaba dando certo.

Vamos interagir

Não tenha medo de falar e expor sua opinião, respeite o outro, mas permita se colocar em uma posição. Você não precisa ter medo ou vergonha, aprendemos com conflitos e situações problemas, a partir do momento que há interação com o outro você reflete sobre sua própria opinião.

Não seja vítima

Ninguém é culpado por ter baixa autoconfiança, você se permitiu se assim, então lute para sair dessa. Assuma suas dificuldades e faça o possível para mudar, afinal depende apenas de você.

Seja decidido

Acredite em você e não tenha dúvidas do que é capaz, decida fazer algo e ponto, faça! Não deu certo tente de novo. Não hesite, isso mostra que está inseguro e assim perde a credibilidade.

Estabeleça metas

Planeje e almeje coisas boas para sua vida, objetivos e sonhos, isso fará com que tenha vontade de lutar por seus desejos, assim se sentirá confiante naquilo que pretende conquistar.

Não desista

Sempre que lutamos por algo temos obstáculos para enfrentar, nunca desista, mesmo que apresente dificuldades e que os outros não acreditem em você. Sua força de vontade deve ser maior.
Quando temos autoconfiança conseguimos lidar melhor com os problemas, no trabalho as pessoas têm mais credibilidade, nas finanças consegue se organizar melhor, nos relacionamentos você nunca vai precisar que o outro te valorize, afinal você tem sua autoconfiança elevada isso fará com que o parceiro (a) sinta-se mais atraído, na vida em geral terá mais sucesso.

Propósito:
De agora em diante acreditar mais em mim, eu posso tudo que quero se aquilo irá fazer bem para mim e não irá prejudicar ninguém.

Espero que tenham gostado do post.

Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário