Oi pessoal!
Muitas vezes executamos
atividades em sala de aula e não sabemos o fundamento e o que aquilo irá
proporcionar para o desenvolvimento da criança. Hoje iremos falar sobre a
rotina e ver o quanto é importante para a formação do individuo, pois oferece à
criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança
maior facilidade de organização espaço-temporal e a liberta do sentimento de
estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, a rotina não
precisa ser rígida, pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa,
proporcionado espaço para a construção diária e modificada pelo professor e
alunos. Acompanhe o post e saiba mais.
A rotina deve ser algo
presente todos os dias, desta forma irá proporcionar à criança organização e responsabilidades
em suas ações. A rotina pode ser mensal, semanal e diária, identificando as
atividades que serão realizadas na presente data, porém pode ser modificada de
acordo com algum imprevisto ou acrescentar caso seja necessário.
Geralmente a construção da rotina é feita em roda, esse momento o professor precisa ter seu planejamento organizado pra que possa compartilhar com a turma. A conversa deve ter a participação de todos, a interação aluno-professor é muito importante para o aprendizado. A troca de ideias e o compartilhamento de vivências é fundamental nesse momento. Cabe ao professor organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar e que todos estejam sentados de forma que possam ver uns aos outros, estimulando as crianças a falarem e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos e entre outras.
Geralmente a construção da rotina é feita em roda, esse momento o professor precisa ter seu planejamento organizado pra que possa compartilhar com a turma. A conversa deve ter a participação de todos, a interação aluno-professor é muito importante para o aprendizado. A troca de ideias e o compartilhamento de vivências é fundamental nesse momento. Cabe ao professor organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar e que todos estejam sentados de forma que possam ver uns aos outros, estimulando as crianças a falarem e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos e entre outras.
Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos
projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às
crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam
participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar
as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração e interação
das crianças neste tipo de atividade.
A rotina favorece no conceito de espaço e tempo. A criança
pequena tem dificuldade de entender o passado, presente e futuro, quando se apresenta
um calendário semanal, mostrando as datas e as tarefas irá facilitar a
compreensão.
Dica:
Que tal fazer uma rotina com ícones?
Estabeleça com os alunos uma rotina é utilize ícones que
sejam relacionados a tarefa que irão desenvolver. Assim ficarão mais empolgados
pra a realização da atividade e não haverá ansiedade. Relembre o que foi feito
no dia anterior, “O que fizemos ontem?” e também mostrar o que será feito no
dia seguinte e comentar “vamos ver o que será feito amanhã” ou “quais materiais
usaremos amanhã?”
Trem da semana
Para concretização do aprendizado dos dias da semana e das
atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse
da atividade feita anteriormente. Você poderá fazer um trenzinho reciclando
potes de sorvete. Peça aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes
dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vagão (pote) ao outro,
utilize argolas plásticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as
crianças. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os
personagens poderão ser de pelúcia, por exemplo. Cada um desses personagens
entrará em seu vagão no dia da semana escolhido para ele. Assim, na
segunda-feira, no início da aula, o trenzinho estará vazio e o personagem da
segunda-feira entrará em seu vagão. Faça o mesmo para a terça-feira e assim
sucessivamente até na sexta-feira. Na semana seguinte, você poderá ir tirando
os personagens do trem, da segunda até a sexta, até que ele esteja vazio
novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na
sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.
Exemplos de painel de rotina:
Espero que post tenha ajudado.
Beijinhos*
Nenhum comentário:
Postar um comentário