Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Como organizar a rotina em sala de aula?

Oi pessoal!

Muitas vezes executamos atividades em sala de aula e não sabemos o fundamento e o que aquilo irá proporcionar para o desenvolvimento da criança. Hoje iremos falar sobre a rotina e ver o quanto é importante para a formação do individuo, pois oferece à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, a rotina não precisa ser rígida, pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária e modificada pelo professor e alunos. Acompanhe o post e saiba mais.

A rotina deve ser algo presente todos os dias, desta forma irá proporcionar à criança organização e responsabilidades em suas ações. A rotina pode ser mensal, semanal e diária, identificando as atividades que serão realizadas na presente data, porém pode ser modificada de acordo com algum imprevisto ou acrescentar caso seja necessário.


Geralmente a construção da rotina é feita em roda, esse momento o professor precisa ter seu planejamento organizado pra que possa compartilhar com a turma. A conversa deve ter a participação de todos, a interação aluno-professor é muito importante para o aprendizado. A troca de ideias e o compartilhamento de vivências é fundamental nesse momento. Cabe ao professor organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar e que todos estejam sentados de forma que possam ver uns aos outros, estimulando as crianças a falarem e promovendo o respeito pela fala de cada um. Através das falas, o professor pode conhecer cada um de seus alunos, e observar quais são os temas e assuntos de interesse. Na roda, o educador pode desenvolver atividades que estimulam a construção do conhecimento acerca de diversos códigos e linguagens, como, por exemplo, marcação do dia no calendário, brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças, jogos dos mais diversos tipos e entre outras.

Também na roda deverão ser feitas discussões acerca dos projetos que estão sendo trabalhados pela classe, além de se apresentar às crianças as atividades do dia, abrindo, também, um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividades a serem ali desenvolvidas e a capacidade de concentração e interação das crianças neste tipo de atividade.

A rotina favorece no conceito de espaço e tempo. A criança pequena tem dificuldade de entender o passado, presente e futuro, quando se apresenta um calendário semanal, mostrando as datas e as tarefas irá facilitar a compreensão.

Dica:

Que tal fazer uma rotina com ícones?


Estabeleça com os alunos uma rotina é utilize ícones que sejam relacionados a tarefa que irão desenvolver. Assim ficarão mais empolgados pra a realização da atividade e não haverá ansiedade. Relembre o que foi feito no dia anterior, “O que fizemos ontem?” e também mostrar o que será feito no dia seguinte e comentar “vamos ver o que será feito amanhã” ou “quais materiais usaremos amanhã?”


Trem da semana

Para concretização do aprendizado dos dias da semana e das atividades rotineiras, prepare com seus alunos um trenzinho, parecido com esse da atividade feita anteriormente. Você poderá fazer um trenzinho reciclando potes de sorvete. Peça aos alunos que tragam os potes. Prepare fichas com os nomes dos dias da semana e cole um em cada pote. Para ligar um vagão (pote) ao outro, utilize argolas plásticas ou de metal. Decore o trenzinho junto com as crianças. Depois, providencie cinco personagens, um para cada dia da semana. Os personagens poderão ser de pelúcia, por exemplo. Cada um desses personagens entrará em seu vagão no dia da semana escolhido para ele. Assim, na segunda-feira, no início da aula, o trenzinho estará vazio e o personagem da segunda-feira entrará em seu vagão. Faça o mesmo para a terça-feira e assim sucessivamente até na sexta-feira. Na semana seguinte, você poderá ir tirando os personagens do trem, da segunda até a sexta, até que ele esteja vazio novamente na sexta-feira. Se preferir, esvazie o trem ao final da aula na sexta-feira e, na semana seguinte, comece embarcando o primeiro personagem.




Exemplos de painel de rotina:

Resultado de imagem para rotina educação infantil em evaResultado de imagem para rotina educação infantil em eva





Resultado de imagem para relogio rotina educação infantil diarioResultado de imagem para relogio rotina educação infantil



Espero que post tenha ajudado.
Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário