Translate

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Produção de texto: Como ensinar?

Olá pessoal!

O que aconteceu com os jovens que fizeram o ENEM ano passado? No site Globo.com do dia 13 de janeiro, apresentaram uma reportagem onde constatou que 529 mil estudantes zeraram a prova do ENEM, o MEC divulgou os dados, que assustou muita gente. Os critérios usados para avaliar foram:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

A quantidade de estudantes que zeraram a prova, mostra que nós professores temos que fazer algo para mudar essa triste realidade. Devemos incentivar e mostrar a importância de se produzir um texto, como? O objetivo do post é tirar todas as dúvidas e propor atividades para produção de texto, acompanhe o post e entenda tudinho.


Primeiramente vamos entender o que é produção de texto. Ao longo da nossa vida acadêmica fizemos diversos tipos de textos, como relatórios, planejamentos, resumos e entre outros.  Tudo que expressamos através da escrita é uma produção de texto.  

 A função de se produzir um texto não é apenas profissional ou acadêmica, as vezes situações do nosso dia-a-dia como deixar um recado, enviar um e-mail e escrever uma carta, também são produções de texto. A escrita é uma prática  social de linguagem onde registramos algo que queremos passar ao outro e está presente em nossas vidas frequentemente.

Como mostrar ao aluno sua importância?

A visualização de diversos tipos de textos, favorece ao aluno a percepção de organização e como desenvolver seu próprio texto, porém é importante que perceba algumas características necessárias para sua produção como:
Planejar: É necessário saber o que irá escrever, o tema que foi proposto e compreender do assunto que irá abordar.
Textualizar: Escrever o texto com base nos conhecimentos prévios.
Revisar: Reler para corrigir os erros e completar caso seja necessário.
Esses três passos são essenciais para qualquer produção de texto.

Como fazer produções de texto na educação infantil?

Nessa fase escolar os alunos estão conhecendo da linguagem escrita, diferenciando letras e números e formando algumas palavras, porém muitos não se encontram alfabetizados, assim a professora deve estimular com produções coletivas, onde os alunos são os autores e ela a escriba. Assim percebem que para registrar algo precisam escrever.

Como fazer produções de texto nas series iniciais?

Nas series iniciais é necessário que o professor realize atividades de produções de texto. Segue uma lista de propostas que podem ser usadas nas series iniciais:

·         Atividades de reescrita de contos e fabulas; (leitura de uma história que a turma goste e assim individualmente reescrever a história)

·       Criação do jornal da sala; (Observar os jornais e a partir fazer o jornal da turma, com notícias que consideram importante, as notícias podem ser feitas em grupos)

·         Livro de receitas; (fazer uma pesquisa das receitas feitas em casa e reescreve-las no livro de receita da sala, podendo fazer uma votação e fazer o dia da culinária)

·         Livro de histórias; (pode ser feito em casa junto com a família, onde a criança cria uma história e deverá trazer para a sala para compartilhar com os colegas)

·         Criação de charges e gibis; (individual cada criança cria seus personagens e sua história e assim fazer uma exposição de gibis)

·         Diário dos sentimentos; (em um caderno exposto na sala e a disposição das crianças, onde possam de livre e espontânea vontade escrever o sentimento do dia)

Existem muitas atividades para que as crianças iniciem suas produções, o professor deve ter criatividade para desenvolver propostas prazerosas e dar possibilidades aos seus alunos de se expressarem, assim criarão o hábito e o gosto pela escrita.


A desmotivação dos jovens de hoje a produzir um texto é uma consequência da vida estudantil, a concepção usada obrigava o aluno a fazer algo sem entender, assim gerou um trauma em seu desenvolvimento. Nós como professores devemos estimular o aluno a fazer algo que lhe dê prazer e que através disso veja a importância da escrita para sua vida.

Dê a possibilidade do seu aluno a se expressar...

Tentei ser bem objetiva no post de hoje, para não ficar extenso e cansativo fiz um resumo.
Espero que tenham gostado,

Beijinho*

Um comentário:

  1. eu amei, você tem muito talento e me ajudou a preparar a aula de amanhã.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir