Sabemos como pontuar corretamente um texto, deixando de
forma clara e coerente a expressão do que queremos transmitir? Sei que para
alguns pode ser muito fácil, mas para outros não. Portanto o post de hoje vai
dar dicas de pontuação para que tenham facilidade em expor suas ideias e seu
pensamento no papel, assim o leitor possa entender o que está escrito.
A pontuação serve para representar pausas na fala, nos casos
do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de
exclamação e de interrogação.
Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais
de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
Vamos ver o exemplo para entendermos o verdadeiro sentido da
pontuação. Exemplo: Eu ir lá claro que não.
Agora veja: Eu, ir lá? Claro que não!
Agora veja: Eu, ir lá? Claro que não!
Percebe-se que a acentuação acompanha nossa fala, nossa
entonação. Dessa forma, fica possível perceber as pausas feitas pelo falante, a
fim de demonstrar com clareza o que e como quer dizer algo.
Acompanhe as dicas e veja em qual momento usar a pontuação
adequada.
1. Vírgula (,)
É usada para:
a) separar termos
que possuem mesma função sintática na oração: O menino berrou, chorou,
esperneou e, enfim, dormiu.
Nessa oração, a
vírgula separa os verbos.
b) isolar o
vocativo: Então, minha cara, não há mais o que se dizer!
c) isolar o aposto:
O João, ex-integrante da comissão, veio assistir à reunião.
d) isolar termos
antecipados, como complemento ou adjunto:
1. Uma vontade
indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado!
(antecipação de complemento verbal)
2. Nada se fez,
naquele momento, para que pudéssemos sair! (antecipação de adjunto adverbial)
e) separar
expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo,
além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc.
f) separar os nomes
dos locais de datas: Brasília, 30 de janeiro de 2009.
g) isolar orações
adjetivas explicativas: O filme, que você indicou para mim, é muito mais do que
esperava.
2. Pontos
2.1 - Ponto-final (.)
2.1 - Ponto-final (.)
É usado ao final de
frases para indicar uma pausa total:
a) Não quero dizer
nada.
b) Eu amo minha família.
b) Eu amo minha família.
E em abreviaturas:
Sr., a. C., Ltda., vv., num., adj., obs.
2.2 - Ponto de Interrogação (?)
O ponto de interrogação é usado para:
a) Formular perguntas diretas:
Você quer ir conosco ao cinema?
Desejam participar
da festa de confraternização?
b) Para indicar surpresa, expressar indignação ou atitude de expectativa diante de uma determinada situação:
O quê? não acredito que você tenha feito isso! (Atitude de indignação)
Não esperava que
fosse receber tantos elogios! Será que mereço tudo isso? (Surpresa)
Qual será a
minha colocação no resultado do concurso? Será a mesma que imagino? (Expectativa)
2. 3 – Ponto de Exclamação (!)
Esse sinal de
pontuação é utilizado nas seguintes circunstâncias:
a) Depois de frases que expressem sentimentos distintos, tais como: entusiasmo, surpresa, súplica, ordem, horror, espanto:
Iremos viajar! (Entusiasmo)
Foi ele o vencedor!
(Surpresa)
Por favor, não me
deixe aqui! (Súplica)
Que horror! Não
esperava tal atitude. (Espanto)
Seja rápido! (Ordem)
b) Depois de vocativos e algumas interjeições:
Ui! que susto você me deu. (Interjeição)
Foi você mesmo,
garoto! (Vocativo)
c) Nas frases que
exprimem desejo:
Oh, Deus,
ajude-me!
Observações dignas de nota:
* Quando a intenção
comunicativa expressar, ao mesmo tempo, questionamento e admiração, o uso dos
pontos de interrogação e exclamação é permitido. Observe:
Que que eu posso
fazer agora?!
* Quando se deseja intensificar ainda mais a admiração ou qualquer outro sentimento, não há problema algum em repetir o ponto de exclamação ou interrogação. Note:
Não!!! – gritou a
mãe desesperada ao ver o filho em perigo.
3. Ponto e vírgula (;)
É usado para:
a) separar itens
enumerados:
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
A Matemática se divide em:
- geometria;
- álgebra;
- trigonometria;
- financeira.
b) separar um período que já se encontra dividido
por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da
grama; queria ficar sozinho com seu cão.
4. Dois-pontos (:)
É usado quando:
a) se vai fazer uma
citação ou introduzir uma fala:
Ele respondeu: não,
muito obrigado!
b) se quer indicar
uma enumeração:
Quero lhe dizer
algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas
e não responda à professora.
5. Aspas (“”)
São usadas para
indicar:
a) citação de alguém:
“A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na
edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no
exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)
b) expressões
estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.
6. Reticências (...)
São usadas para
indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que
se estava falando:
a) (...) Onde está
ela, Amor, a nossa casa,
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
O bem que neste mundo mais invejo?
O brando ninho aonde o nosso beijo
Será mais puro e doce que uma asa? (...)
b) E então, veio um
sentimento de alegria, paz, felicidade...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
c) Eu gostei da nova casa, mas do quintal...
7. Parênteses (
)
São usados quando se
quer explicar melhor algo que foi dito ou para fazer simples indicações.
Ele comeu, e
almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o e aparece repetido e, por isso, há o
predomínio de vírgulas).
8. Travessão (–)
O travessão é
indicado para:
a) Indicar a mudança
de interlocutor em um diálogo:
- Quais ideias você
tem para revelar?
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
- Não sei se serão bem-vindas.
- Não importa, o fato é que assim você estará contribuindo para a elaboração deste projeto.
b) Separar orações
intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos
parênteses:
Precisamos acreditar
sempre – disse o aluno confiante – que tudo irá dar certo.
Não aja dessa forma
– falou a mãe irritada – pois pode ser arriscado.
c) Colocar em
evidência uma frase, expressão ou palavra:
O prêmio foi
destinado ao melhor aluno da classe – uma pessoa bastante esforçada.
É importante sabermos dessas regras para que possamos nos
expressar de forma clara, portanto espero que este post tenha ajudado e caso
tenham dúvidas em relação aos termos usados, aguardem os próximos posts que
tudo será explicado.
Beijinho*
Nenhum comentário:
Postar um comentário