Translate

sábado, 17 de janeiro de 2015

Volta às aulas!

Olá pessoal!


O ano começou e com ele a volta às aulas.  Muita coisa muda na escola, alunos novos chegam e são reorganizados nas turmas. É para obter uma recepção harmoniosa e fazer com que os pais se sintam seguros, o professor deve fazer um planejamento de volta as aulas, para que seus novos alunos se sintam acolhidos nesse novo ambiente. O post de hoje irá ajudar o professor a tranquilizar os pais e fazer com que a criança se sinta bem.

1.      Organização das salas


A primeira impressão conta muito, a criança precisa visualizar um ambiente atrativo para que tenha curiosidade de conhecer. A sala deve estar organizada e com brinquedos apropriados para sua faixa etária.


2.       Recepção


A entrada da criança na escola deve ser calorosa, onde a equipe gestora deve mostrar aos pais que está à disposição para auxiliá-los. A professora deve esperar em sala e ser receptiva atraindo a criança para conhecer o novo ambiente.

3.
       Apresentação


Após a entrada é o momento de se conhecerem, sugiro que a professora traga uma dinâmica. Para que os alunos descontraiam e se conheçam. Sugiro que comentem sobre as férias e sobre o que querem aprender no ano escolar.


4.       Aulas diferenciadas


É importante a criança saber o que irá aprender em sala, então sugiro apresentar algumas atividades que serão feitas durante o ano e assim estimulá-las a participar desses momentos. A aprendizagem deve ser significativa, por tanto deve ser de interesse do aluno obter conhecimento de determinado conteúdo. 

5.       Sensibilidade

A descoberta de um ambiente novo pode gerar diferentes manifestações, algumas crianças vão querer explorar e outras ficarão retraídas e inseguras. O professor deve ter um olhar individualizado e observar os comportamentos, assim dar uma atenção especial para cada criança.

6.
       Insegurança dos pais

Os pais não aceitam ver seus filhos chorando, assim o professor deve buscar meios de atrativos que façam as crianças se sentirem felizes. O perfil do professor é um dos critérios que pode fazer os pais se sentirem seguros ao não, portanto mostrar responsabilidade e liderança, se posicionando de forma equilibrada, faz os pais ficarem mais tranquilos ao deixar o filho na escola.


O início do ano não é fácil para os pais, para seus filhos e nem para os professores. Porém com carisma e dedicação as crianças vão se socializando com o professor e seus colegas, tornando um ambiente mais agradável e propicio para o desenvolvimento. É importante estimular a criança em casa para frequentar a escola, assim percebe sua importância de forma positiva e não uma obrigação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário