Oi gente!
Ao fazer estágios nos deparamos com uma realidade difícil de
acreditar, muitos questionam a prática com a teoria, por que é tão diferente? Será
que a falta de informação faz com que o professor se torne ignorante?
Bom vamos estudar os modelos pedagógicos e relacionar com nossas vivencias e a partir
dos nossos estudos façam uma reflexão de como você quer agir dentro de sala de
aula.
Vamos estudar os três modelos pedagógicos e suas epistemologias,
são elas pedagogia diretiva, pedagogia não-diretiva e pedagogia relacional.
O primeiro modelo é a diretiva, o professor é o transmissor de conhecimento, onde ele fala e o aluno escuta, o professor dita e o aluno copia, o professor decide o que fazer e o aluno executa, o professor ensina e o aluno aprende. O professor é o transmissor do conhecimento. Na linguagem epistemológica, o conhecimento se dá a partir de experiências que o indivíduo acumula. O conhecimento está no objeto a ser conhecido e por transmissão. O conhecimento se encontra fora do sujeito. Ou seja, a criança nasce como uma tábua rasa, onde não possui conhecimento e adquire através do outro, que no caso é o professor. Por exemplo, o alfabetizador considera que seu aluno nada sabe em termos de leitura e escrita e que ele tem que ensinar tudo. O nome que se dá a essa filosofia é empírica, defende que o conhecimento se dá a partir de experiências e vivencia com o outro, antes disso o ser não possui nenhum conhecimento.
No segundo modelo a pedagogia não-diretiva, o professor
auxilia o aluno, interfere o mínimo possível, pois acredita que o aluno aprende
por si e ensinar prejudica o aluno (acredite e isso mesmo). A epistemologia é
apriorista, o ser humano já nasce com o conhecimento, nesse caso genético.
No caso do relacional, o professor oferece o material que
seja significativo para o aluno, para que ele explore e problematize a sua
ação. O conhecimento nesse modelo é construído e para que isso aconteça o aluno
deve passar por três fases, a assimilação, onde o aluno age sobre o objeto, a acomodação,
onde questiona-se sobre essa assimilação feita sobre o objeto e assim a partir
das perguntas levantadas faça a reflexão. O professor acredita que o aluno é
capaz de aprender sempre e que ambos aprendem, tanto aluno como professor. A epistemologia
é construtivista, onde visa a construção e a descoberta do novo.
Faça sua reflexão e veja qual é sua postura. Estamos em constante
desenvolvimento, portanto nunca é tarde para pararmos e mudarmos nossas
concepções, veja o que realmente é importante e de que forma podemos oferecer o
melhor para nossos alunos.
Beijinhos*
Nossa Aline eu já te admirava agora ainda mais parabéns pelo seu trabalho e que você continue cada dia melhor e que Deus em Cristo te abençoe com toda sorte de bença!!!
ResponderExcluirJaque muito obrigada, o que me motiva é Deus, ele que direciona meu caminho e da confiança de acreditar que tudo vai dar certo.
Excluir