Olá pessoal!
Vamos refletir sobre a seguinte
questão: Será que temos competência para ensinar? Philippe Perrenoud escreveu o
livro “10 novas competências para ensinar”, com o objetivo de como nos tornarmos
um professor com a prática educativa de qualidade e significativa para o aluno,
a profissionalização docente contínua, um trabalho em equipe participativo,
projetos significativos, desenvolver autonomia e responsabilidades crescentes e
uma pedagogia diferenciada. A partir desses temas, vamos entender melhor as
ideias de Perrenoud e como essas ideias são importantes para nossa formação.
Quem é Philippe Perrenoud?

Organizar e dirigir situações de aprendizagem
- O professor precisa conhecer os conteúdos a serem ensinados;
- Trabalhar a partir das representações dos alunos;
- Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem;
- Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas;
- Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.
Administrar a progressão das aprendizagens
- Conceber e administrar situações-problemas ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;
- Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino;
- Estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem;
- Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa;
- Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
- Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma;
- Abrir, ampliar a gestão de classe para um espaço mais vasto;
- Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades;
- Desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo
- Uma dupla construção.
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho
- Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criança a capacidade de auto avaliação;
- Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos;
- Oferecer atividades opcionais de formação;
- Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
Trabalhar em equipe
- Elaborar um projeto em equipe, representações comuns;
- Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões;
- Formar e renovar uma equipe pedagógica;
- Enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais;
- Administrar crises ou conflitos interpessoais.
Participar da administração da escola
- Elaborar, negociar um projeto da instituição;
- Administrar os recursos da escola;
- Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros;
- Organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos;
- Competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem.
Informar e envolver os pais
- Dirigir reuniões de informação e de debate;
- Fazer entrevistas;
- Envolver os pais na construção dos saberes.
Utilizar novas tecnologias
- Utilizar editores de texto;
- Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino;
- Comunicar-se à distância por meio da telemática;
- Utilizar as ferramentas multimídia no ensino;
- Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica.
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão
- Prevenir a violência na escola e fora dela;
- Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais;
- Participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta;
- Analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula;
- Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça
- Dilemas e competências.
Administrar sua própria formação continua
- Saber explicitar as próprias práticas;
- Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação continua;
- Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede);
- Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo;
- Acolher a formação dos colegas e participar dela.
Perrenoud acredita que
o sucesso e o fracasso escolar não são dependências únicas do ambiente escolar.
Na sua visão, o aprendizado deve ter como objetivo preparar os alunos para uma aprendizagem
significativa e contínua, tornando capaz de lidar com questões dentro e fora da
escola, tornando assim qualquer ambiente pedagógico, independentemente de
quaisquer situações.
Essas competências visam
práticas inovadoras, tem por objetivo orientar as formações iniciais e
contínuas, contribuir para a luta contra o fracasso escolar e desenvolver cidadania
com uma prática de pesquisa reflexiva.
Beijinho*
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