Olá pessoal!
Quando se pensa no processo de
aprendizagem, logo você lembra de Piaget “o pai do construtivismo”. Em seus
estudos buscou explorar o processo no qual as crianças aprendem e uma de suas
contribuições referente a esse assunto foi sua teoria dos tipos de
conhecimento. É muito importante para nós professores entendermos esse processo
para compreender as maneiras que as crianças adquirem conhecimento. Antes de
iniciar vamos ver quem foi Jean Piaget.
O sujeito estrutura e adquire conhecimento,
a partir da ação sobre o objeto. Há três tipos de conhecimento: o conhecimento físico,
o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social.
Conhecimento físico
O conhecimento físico é
estruturado a partir da abstração empírica, ou seja, consiste em dissociar as
propriedades do objeto, ver o objeto como um todo, no tamanho, cor, peso,
espessura... A criança abstrai as propriedades desses objetos por intermédio de
seus sentidos.
O conhecimento físico é estruturado de algumas ações como, apalpar, pegar, quebrar, dobrar, apertar, esticar, entre outros.
O conhecimento físico é estruturado de algumas ações como, apalpar, pegar, quebrar, dobrar, apertar, esticar, entre outros.
Conhecimento lógico-matemático
O conhecimento lógico-matemático
é estruturado a partir da abstração reflexiva, que tem origem na coordenação
das ações que a criança exerce sobre os objetos e assim chega à manipulação simbólica
e ao raciocínio puramente dedutivo. Através da abstração reflexiva a criança
cria e introduz relações entre os objetos. O conhecimento lógico-matemático tem
três características principais.
1.
Não pode ser ensinado diretamente, a criança constrói
a partir da relação com o objeto;
2.
Ele é unidirecional, ou seja, se constrói na
direção de uma coerência;
3.
Uma vez conhecido o conhecimento lógico-matemático
jamais será esquecido.
Conhecimento social
A criança só adquire o
conhecimento social com relação com as pessoas. Se caracteriza por ser imposto
e por fundamentar-se no consenso social.
O conhecimento social consiste em um conjunto de ideias que permitem aos
indivíduos o conhecimento de si mesmo e dos outros, ou seja, são conhecimentos
que foram estabelecidos por um determinado grupo, cultura, família entre
outros, como normas, leis, costumes. E são passados de geração em geração.
Para que a criança tenha uma
aprendizagem significativa é necessário que desenvolva os três tipos de
conhecimento, onde o professor deve propor atividades para que sejam estimulados
e assim obtenham o conhecimento, pois só acontecerá se tiverem interação com os
objetos, pessoas e o meio.
Beijinhos*
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