Olá pessoal!
As concepções pedagógicas são bases para nossa prática de
ensino, já estudamos o pensamento tradicional. Esse post irá abordar a
concepção construtivista. Uma linha de estudo que até hoje está sendo estudada
por teóricos e confundida com outras concepções por professores.
O construtivismo foi desenvolvido pelo psicólogo e
epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920. Também foi de
fundamental importância, para o desenvolvimento do construtivismo, as pesquisas
realizadas pelo psicólogo russo Lev Vygotsky.
Conceito baseia em:
- O centro do
processo de aprendizagem é o aluno.
- O professor não é um mero transmissor de
informações, mas sim um facilitador e orientador do processo de aprendizagem. O
professor tem a função de colocar o estudante diante de situações (práticas ou
teóricas), para que estes encontrem soluções e, desta forma, construam o
conhecimento. Neste processo, a experiência de vida do aluno e seus
conhecimentos, anteriormente adquiridos, são de fundamental importância.
- Os níveis de amadurecimento, desenvolvimento e
conhecimento de cada aluno deve ser respeitado e levado em consideração no
processo de aprendizagem.
- Ao docente cabe também a função de incentivar os
alunos na busca de novos conhecimentos e na aprendizagem de novos conceitos.
- O aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um
novo conhecimento ou conceito é aprendido a partir de conhecimentos e conceitos
anteriores.
- O ensino é realizado e percebido como um processo
dinâmico e não estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
- O conhecimento não é entendido como uma versão
exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
Características
Sala de aula: é um o
espaço no qual os alunos estão reunidos para aprender, não de forma de memorização,
reprodução ou conteúdos prontos, mas sim
um local em constante movimento de entrada de conhecimentos, possibilidades,
criatividade, sonhos e acontecimentos.
Metodologia:
ETAPA
|
DESCRIÇÃO
|
Resultados do ano anterior
|
Analise os resultados do que deu
certo e errado no ano anterior.
|
Qualidade do aprendizado
|
Crie um sistema de avaliação que
priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo
memorizado.
|
Fazer diferente
|
Levante novas estratégias
pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos.
|
Gerenciamento da sala de aula
|
Crie procedimentos para o
gerenciamento e gestão de sala de aula.
|
Resolução de conflitos
|
Crie um sistema de resolução de
conflitos aluno x aluno, aluno x professor, professor x pais.
|
Relacionamento com a família
|
Crie estratégias para encantar e se
relacionar com as famílias dos alunos.
|
Participação da família
|
Crie estratégias e atividades para a
participação da família no ambiente escolar e fora dele.
|
Habilidades e necessidades
|
Levante pontos fortes e fracos dos
alunos, trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente.
|
Portfólio individual
|
Levante os modelos de aprendizagem
dos seus alunos e trabalhe as inteligências.
|
Portfólio do professor
|
Levante seus pontos fortes e fracos e
trace um plano para sua mudança pessoal, com metas, estratégias e tarefas a
realizar.
|
Fonte: BRITO, 2012, p. 2.
Relação aluno-professor: O professor é mediador e não é o
dono do saber. Existe uma troca de experiências e conhecimentos entre ambos. O
aluno é o sujeito de sua aprendizagem, ou seja, um ser ativo que participa do
processo.
Avaliação: Não existe prova para avaliar o aluno, mas uma auto
avaliação para a reflexão de sua aprendizagem. O erro não é visto como um
tropeço, algo ruim, mas como algo que desafia o aluno, desta forma o erro é
fundamental para a percepção do conhecimento.
Segundo Piaget, a criança ela passa por estágios, onde a
interação do meio com o sujeito constrói seu conhecimento.
ESTÁGIO
|
IDADE
|
CARACTERÍSTICAS
|
Sensório-motor
|
0-2 anos
|
As crianças adquirem capacidade de administrar seus
reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas. É um período
anterior à linguagem, no qual o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos
objetos a sua volta.
|
Pré-operacional
|
2-7 anos
|
Caracteriza-se pelo surgimento da capacidade de dominar a
linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. A criança continua
egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra
pessoa.
|
Operações concretas
|
7-11 anos
|
Tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das
ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os
objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos
de tempo e número.
|
Operações formais
|
12 anos
|
Essa fase marca a entrada na idade adulta em termos
cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e
dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre
outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.
|
Fonte: Ferrari, 2012, p. 3
Alguns pensadores foram influenciados por essa concepção,
como Emília ferreiro, aluna de Piaget, que desenvolveu uma técnica para
alfabetização das crianças. (que iremos estudar em outro post)
A concepção é maravilhosa, desde que tenha poucos alunos em
sala de aula, pois o professor é apenas um mediador do conhecimento do aluno e
deve observar a individualidade e necessidade de cada um. O conhecimento é uma
troca de experiências e relações com o meio, portanto o meio deve ser inovador
e explorador para o aluno. Vemos que a realidade das escolas pública não
favorece para que possamos trabalhar desta forma, pois a quantidade de aluno em
sala de aula é lastimável, porém o professor com sua dedicação tenta promover
aulas onde o aluno tenha interesse e seja um ser ativo e participativo dentro
de sala de aula. Mas não podemos fugir da concepção tradicional, somos
obrigados pelo sistema a permanecer obrigatoriamente com o uso do livro,
carteiras enfileiradas, salas organizadas e em silêncio. Não desistam e
acreditem no seu potencial e dos seus alunos. Você segue o sistema, mas quem
está dentro da sala é você.
Espero que tenham gostado.
Beijinho*
Até a próxima😘
Nenhum comentário:
Postar um comentário