Translate

domingo, 31 de maio de 2015

Como lidar com os medos?

Olá pessoal!

A maioria das crianças iniciam a vida escolar antes 6 anos, onde vão para creches, algumas ficam meio período e outras período integral. Consequentemente as crianças apresentam diversos sentimentos, pois se encontram em um ambiente novo e se deparam com a ausência de seus referenciais que são seus pais. A criança fica insegura, por não estar em um ambiente familiar e assim é de responsabilidade do professor oferecer a essa criança suporte para que se sinta bem e a vontade no âmbito escolar.

O medo é um dos sentimentos mais presentes, pois muitas não conseguem distinguir o que é real da imaginação. Por exemplo, na história dos três porquinhos, a criança fica com medo do lobo, inserindo na realidade. O educador deve orientar e intervir para que a criança tenha a percepção de que a história não é real.

Uma maneira de encorajá-los é através do jogo simbólico, oferecer bonecos como lobos, bruxas, vilões e entre outros, possibilita a criança a interagir e introduzir na sua própria brincadeira. A intervenção da professora também é importante, o modo que a história é contada também pode favorecer o medo, então podemos pedir para as crianças que imitem tal personagem, assim elas percebem que não existe. Outra sugestão é fazer o pó magico da turma, uma caixinha com glitter simulando ser poderoso para tirar o medo, assim a criança de forma lúdica, irá perder o medo e se sentir segura.

A roda de conversa é essencial para o professor identificar os temores das crianças, o trabalho com sentimentos irá ajudar a criança a se expressar da melhor forma, quando houver uma situação que se sinta com medo. Na roda, todos podem contar suas experiências, desta forma terão liberdade para se expressar.

É de suma importância a família ter a participação do ocorrido em sala e assim junto a escola identificar outros medos que possam atrapalhar o desenvolvimento da criança.

Espero que tenham gostado do post.

Beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário