Translate

Google+ Badge

sábado, 25 de outubro de 2014

Como fazer uma redação

Olá pessoal!

Uma das preocupações quando vamos fazer uma prova é a redação, temos muitas dúvidas. Esse post vai dar dicas e orientações de como fazer uma boa redação, para qualquer tipo de prova. Uma boa redação é aquela que apresenta uma linguagem clara e objetiva, onde o leitor tenha uma leitura prazerosa e de fácil compreensão. 

Principais dicas para uma boa redação:

- Pontue seus argumentos, pode ser em tópicos. Coloque em forma crescente, onde o argumento mais “forte” fique para o final;
- Em uma dissertação é necessário defender algo, por tanto, nunca fica em dúvida. Deixe claro o que pensa, pois será avaliado pela sua capacidade de opinar, refletir e argumentar;
- Escreva com clareza e seja objetivo em suas palavras, NÂO fuja do tema;
- Não “enfeite” seu texto com expressões difíceis ou desnecessárias, corre o risco de colocar palavras com o significado diferente do realmente quer transmitir;
- Nunca use temos chulos, gírias e regionalismos;
- Esteja atualizo com contextos gerais;
- É preciso saber sobre acentuação, ortografia, pontuação e concordância.
Objetividade
- Não acrescente assuntos que não seja importante para sua redação, para não fugir do tema. Evite repetição de palavras e abordar os assuntos diversas vezes. Quanto mais conhecimento, terá mais facilidade em abordar o assunto.

Coerência textual

A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo para ele, ou seja, argumentar de forma que o leitor encontre o real sentido do que está mencionado.
Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Quando as ideias não têm relação entre as frases, elas quebram a linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve uma quebra de coerência textual.
A melhor maneira de evitar a fuga ao tema e um texto confuso é planejar seus argumentos e escrever um texto que relacione os assuntos. Como já havia dito, não aborde temas para complementar seu texto, pode ser que confunda o leitor.

Estrutura da redação

Introdução: É abordado o tema apresentado, onde deve ter uma fundamentação objetiva do assunto, não deve ser extensa, um parágrafo é o suficiente com quatro a seis linhas.
Desenvolvimento: É a parte mais importante do texto. Onde irá expor seu ponto de vista e argumentar de forma lógica para que o leitor entenda seu raciocínio. 
Nessa parte dois parágrafos são necessários, com quatro a seis linhas.
Conclusão: É o fechamento do texto. Onde irá unir a introdução e o desenvolvimento e irá concluir seu raciocínio.

Passo a passo para a elaboração da redação

1º passo: Anote as ideias
Anote todos os assuntos que se referem ao tema, não tenha receio e escreva tudo que vier na sua mente. Selecione os quatros mais importantes.

2º passo: Rascunho
Comece elaborando o rascunho da redação, buscando apresentar sua opinião no primeiro parágrafo, ou seja, na introdução. No desenvolvimento, argumente sua redação com hipóteses, fatos e citações, organizando os assuntos nos parágrafos de desenvolvimento. Na conclusão do texto, apresente uma solução ou reforce sua tese. Faça uma revisão, o melhor é dar um tempo, por exemplo fazer as questões da prova, para que não tenha leitura excessiva e deixe passar os erros.

3º passo: Redação
Escreva com uma letra legível, para que seja lida e compreendida. Respeite os parágrafos e alinhamento do seu texto.

Dicas


  • É importante treinar, quando possível escolha temas da atualidade e faça uma redação, para que desenvolva habilidade;
  • Seja critico, revise os textos de treino e retirando os excessos;
  • Cronometre seu tempo, tente diminuir mas sem perder a qualidade;
  • Não ultrapasse o máximo de linhas que é estabelecido na prova;
  • Evite o uso de abreviações;
  • Nunca generalize, dessa fora passará a impressão ao leitor que não domina o assunto abordado;
  • Não abuse das citações, procure mostrar ideias próprias e originais;
  • Não faça perguntas que a resposta seja o óbvio;
  • Se for usar siglas, coloque o significado por extenso;
  • Procure escrever as palavras de maneira correta, na dúvida não escreva, ou procure escrever um sinônimo.
  • A prática leva a perfeição. Siga essas dicas e tenha sucesso na redação.


Para quem quer treinar e aperfeiçoar seu domínio em fazer redações, o UOL tem um programa muito interessante, onde o estudante envia sua redação e será corrigida por um professor que pontuará os erros e acertos. Desta forma o estudante treina e desenvolve habilidades. No site encontrará melhores explicações: http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/como-participar.jhtm

 Os textos devem ser enviados para o UOL pelo e-mail bancoderedacoes@uol.com.br, indicado na página inicial do site. As redações serão aceitas até o dia 25 de cada mês e deverão ter título e de 15 a 30 linhas.
A avaliação dos professores implicará nota e comentários baseados nos critérios adotados pelo MEC (Ministério da Educação) para a correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os mesmos critérios também atendem às exigências dos vestibulares. São avaliados principalmente o domínio da norma culta do idioma, a compreensão do tema e a capacidade de redigir um texto de caráter argumentativo-dissertativo.


Um comentário: