Translate

domingo, 14 de setembro de 2014

Seu filho é agressivo? Por quê?

Oi gente!

O que fazer quando seu filho age com agressividade? De que forma corrigir quando ele tem essa atitude? Antes de respondemos essas perguntas, temos que encontrar a chave do problema, o que leva uma criança a ser agressiva? Será a falta de limite e os maus exemplos dos adultos em situações de estresse? São muitos os motivos, porém a maioria das vezes essa é a forma que a criança usa para se expressar, devemos procurar sempre conversar para compreender o que está acontecendo e não punir ou bater, pois violência gera mais violência e assim irá continuar agressiva. Devemos mostrar que ela pode expressar o que está sentindo de outra forma.

Veja esse exemplo: A criança está angustiada e triste com algo que aconteceu, quer ficar sozinha, porém outras crianças a chama para brincar, ela fica brava e bate nos colegas. A atitude dela foi uma forma de mostrar que estava sendo incomodada, porém se expressou de forma errada. Nesse caso é necessário que um adulto converse com a criança, veja o que pode fazer para ela se sentir melhor, caso queira continuar sozinha, peça permissão a ela de informar as outras crianças para que não a incomode.

Quando você dá a oportunidade da criança de expressar seus sentimentos, ela terá mais controle de suas ações. Em qualquer situação o diálogo é a melhor forma para solucionar o problema. Uma criança pode agir com agressividade por diversos motivos, desde incomodar, pegar seu brinquedo e principalmente ouvi um não.

Quando deseja algo e ouve um não, muitas vezes a criança grita, chora e se joga no chão, é necessário que o adulto tenha uma postura firme e não faça a vontade para não reforçar o comportamento agressivo e para que perceba que com essa atitude não conseguirá nada. Não atenda um pedido se seu filho fizer birra, pois sempre que quiser algo irá agir dessa forma.

As consequências de não colocar limites nas crianças são graves, pois sempre que quiser algo e fizer birra e os pais atender o seu pedido, ela em qualquer ambiente irá fazer o mesmo sempre esperando que o outro faça a sua vontade, pois essa foi a forma que encontrou para que as pessoas a atendam.

Devemos nos policiar para que nossas ações sirvam de bons exemplos para as crianças, pois pais agressivos consequentemente os filhos também serão. As crianças aprendem por imitação e geralmente imitam quem eles admiram, tudo que a criança vê ela faz, isso é um fato.

As vezes um acontecimento marcante como separação dos pais, luto, mudança de cidade ou de escola, nascimento de um irmão, são fatores que levam a uma criança a agressividade, para que ela realmente entenda a situação é necessário que ela saiba a verdade, nada de falar mentiras para confortar a criança, nesses momentos precisa de atenção e muito carinho.

Nós professoras temos que ter um olhar individualizado para cada situação e cada criança, ver que temos dias bons e ruins, as crianças precisam de espaço e atenção, devemos respeita-las, pois nossas atitudes sevem como exemplo e assim terão o mesmo comportamento com o outro.

Espero que o post ajude de alguma forma,
beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário