Translate

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Vamos estudar? Então liga a televisão!



Oi gente!

Hoje em dia a quantidade de crianças que passam praticamente o dia inteiro na frente da televisão está aumentando, será que a televisão ajuda ou atrapalha no desenvolvimento da criança? A televisão usa imagens e sons especialmente selecionados para prender a atenção das crianças. Ajuda na formação de memórias de longa duração, também é capaz de desenvolver a imaginação de jovens e crianças que a partir de assuntos mencionados e assistidos na TV, fazem debates e conversas, tornando assim pessoas mais críticas. Não quero dizer que a televisão não tem seu lado ruim, também temos programações que não são recomendados para determinada faixa etária, porém a TV é livre nos que selecionamos o que queremos assistir, assim os pais devem verificar e observar o que seu filho está vendo, tanto na TV como na internet.

Quais benefícios a TV pode oferecer ao seu filho?

Seja qual for o programa que seu filho esteja assistindo, ele recebe uma grande quantidade de informações, que faz ter contato e a percepção de formato, cores, movimentos, espaços e situações que são desconhecidas. Ou seja, é difícil para a criança compreender outras culturas sem ver, assim quando assisti um determinado programa que se passa em outra cultura, faz uma reflexão e assim consegue compreender de forma significativa esse assunto.
Outro ponto positivo, é quando a criança recentemente aprendeu os números e ao ligar a TV o personagem do desenho mostra os números, ela associa o mundo real com o imaginário reforçando a informação.
Uma das formas para a criança compreender moral e ética é trazendo o fictício, personagens que admiram para o mundo real, assim possibilita que a criança entenda o que é certo e o errado, com algo que realmente é importante para ela.

Como usar a TV em sala de aula?

- Lembre-se que a TV apresenta conteúdos impróprios para as crianças, então antes de ligar, verifique se o programa é adequado para a faixa etária;
- Selecione as cenas que serão exibidas e se possível faça recortes para que o conteúdo esteja dentro dos objetivos da aula;
- Não pode ser o único recurso na aprendizagem, portanto planejar as aulas com atividades relacionadas ao vídeo ajuda as crianças a compreender melhor;
- Fazer indagações no decorrer do vídeo e ao final verificar as partes relevantes com um debate;
- Pedir para que as crianças anotem ou falem as partes mais importantes, em seguida fazer uma relação com a opinião dos outros colegas.

NÃO faça isso nas aulas

Para que haja o uso da televisão é necessário que o professor tenha um critério é um objetivo pedagógico, deve-se evitar:
-  Usar na falta de algum professor, apenas para distrair as crianças;

-  Passar o vídeo sem relação com o conteúdo, apenas para camuflar o planejamento;
- Usar a televisão como o único recurso. 

Dicas

- Não deixe seu filho por horas na frente da televisão, de preferência assista com ele, tenho certeza que será mais prazeroso e também ao final poderão discutir sobre o que assistiram;
- Selecione os programas que seu filho deve assistir, caso reclame converse que há as classificações que devem ser seguidas por todos, onde novelas com cenas de violência não permitido para sua faixa etária, assim como um brinquedo no parquinho não é permitido para os adultos. Com uma conversa facilitará a compreensão e conseguirá respeitar o que pode ou não assistir;
- Varie os programas, mesmo que que seu filho tenha os preferidos, tente oferecer outras opções, porém deve ser prazeroso para a criança não deve força-lo, caso não queira ver outros programas;
- Muitos pais se preocupam ao ver seus filhos assistindo alguns desenhos com violência, não devemos proibir as crianças de verem, porém devemos mesclar com outros tipos, desta forma permitimos que a criança faça uma reflexão sobre ações de comportamento dos personagens, a partir do que está assistindo (crescemos assistindo Chaves, Tom e Jery, Pica-pau, entre outros e isso não fez com que nos tornássemos violentos, certo?!).


Estamos vivendo a era da tecnologia, nós devemos adequar nossas aulas e nosso dia a dia aproveitando cada momento e usar esses recursos da melhor forma possível. Vemos que as crianças gostam de televisão, não devemos proibi-las, mas fazer com que o prazer vire aprendizado. Assim vemos que a aprendizagem é feita em conjunto a escola e o ambiente familiar, onde associando-as a aprendizagem torna-se significativa. 

Espero que tenham gostado do post,
beijinhos*

Nenhum comentário:

Postar um comentário