Oi gente!
Hoje em dia a quantidade de crianças que passam praticamente
o dia inteiro na frente da televisão está aumentando, será que a televisão
ajuda ou atrapalha no desenvolvimento da criança? A televisão usa imagens e
sons especialmente selecionados para prender a atenção das crianças. Ajuda na
formação de memórias de longa duração, também é capaz de desenvolver a imaginação
de jovens e crianças que a partir de assuntos mencionados e assistidos na TV,
fazem debates e conversas, tornando assim pessoas mais críticas. Não quero
dizer que a televisão não tem seu lado ruim, também temos programações que não
são recomendados para determinada faixa etária, porém a TV é livre nos que
selecionamos o que queremos assistir, assim os pais devem verificar e observar
o que seu filho está vendo, tanto na TV como na internet.
Quais benefícios a TV
pode oferecer ao seu filho?
Seja qual for o programa que seu filho esteja assistindo,
ele recebe uma grande quantidade de informações, que faz ter contato e a
percepção de formato, cores, movimentos, espaços e situações que são
desconhecidas. Ou seja, é difícil para a criança compreender outras culturas
sem ver, assim quando assisti um determinado programa que se passa em outra
cultura, faz uma reflexão e assim consegue compreender de forma significativa
esse assunto.
Outro ponto positivo, é quando a criança recentemente aprendeu
os números e ao ligar a TV o personagem do desenho mostra os números, ela
associa o mundo real com o imaginário reforçando a informação.
Uma das formas para a criança compreender moral e ética é
trazendo o fictício, personagens que admiram para o mundo real, assim
possibilita que a criança entenda o que é certo e o errado, com algo que
realmente é importante para ela.
Como usar a TV em
sala de aula?
- Lembre-se que a TV apresenta conteúdos impróprios para as
crianças, então antes de ligar, verifique se o programa é adequado para a faixa
etária;
- Selecione as cenas que serão exibidas e se possível faça
recortes para que o conteúdo esteja dentro dos objetivos da aula;
- Não pode ser o único recurso na aprendizagem, portanto
planejar as aulas com atividades relacionadas ao vídeo ajuda as crianças a
compreender melhor;
- Fazer indagações no decorrer do vídeo e ao final verificar
as partes relevantes com um debate;
- Pedir para que as crianças anotem ou falem as partes mais
importantes, em seguida fazer uma relação com a opinião dos outros colegas.
NÃO faça isso nas aulas
Para
que haja o uso da televisão é necessário que o professor tenha um critério é um
objetivo pedagógico, deve-se evitar:
- Usar na falta de
algum professor, apenas para distrair as crianças;
- Passar o vídeo sem relação com o conteúdo, apenas para camuflar o planejamento;
- Passar o vídeo sem relação com o conteúdo, apenas para camuflar o planejamento;
- Usar a televisão como o
único recurso.
Dicas
- Não deixe seu filho por horas na frente da televisão, de preferência
assista com ele, tenho certeza que será mais prazeroso e também ao final
poderão discutir sobre o que assistiram;
- Selecione os programas que seu filho deve assistir, caso
reclame converse que há as classificações que devem ser seguidas por todos,
onde novelas com cenas de violência não permitido para sua faixa etária, assim
como um brinquedo no parquinho não é permitido para os adultos. Com uma conversa
facilitará a compreensão e conseguirá respeitar o que pode ou não assistir;
- Varie os programas, mesmo que que seu filho tenha os
preferidos, tente oferecer outras opções, porém deve ser prazeroso para a
criança não deve força-lo, caso não queira ver outros programas;
- Muitos pais se preocupam ao ver seus filhos assistindo
alguns desenhos com violência, não devemos proibir as crianças de verem, porém
devemos mesclar com outros tipos, desta forma permitimos que a criança faça uma
reflexão sobre ações de comportamento dos personagens, a partir do que está
assistindo (crescemos assistindo Chaves, Tom e Jery, Pica-pau, entre outros e
isso não fez com que nos tornássemos violentos, certo?!).
Estamos vivendo a era da tecnologia, nós devemos adequar nossas aulas e nosso dia a dia aproveitando cada momento e usar esses recursos da melhor forma possível. Vemos que as crianças gostam de televisão, não devemos proibi-las, mas fazer com que o prazer vire aprendizado. Assim vemos que a aprendizagem é feita em conjunto a escola e o ambiente familiar, onde associando-as a aprendizagem torna-se significativa.
Espero que tenham gostado do post,
beijinhos*
Nenhum comentário:
Postar um comentário